A surpreendente contratação de Thiago Silva foi a primeira contratação deste defeso para o FC Porto, uma opção muito interessante para complementar um lote de centrais agora totalmente renovado comparativamente à época passada, com excepção do lesionado de longa duração Nehuén Perez.
Parece-me agora prioritária a contratação de um lateral-esquerdo, com El Karouani a ser o nome mais interessante dos que foram veiculados até agora, pelo menos para trazer rendimento imediato.
Se o reforço dessa posição se concretizasse, Francisco Moura poderia inclusivamente subir no terreno, podendo passar a contar como alternativa para médio ala ou o interior-esquerdo, onde não ficaria tão exposto às suas debilidades.
Alarcón beneficiaria em ser emprestado, tal como Deniz Gül, necessitando os azuis e brancos de um avançado-centro eficiente, para ser lançado sobretudo nos jogos mais difíceis de desbloquear.
Se fosse possível uma quarta contratação, optaria por um extremo desequilibrador pela direita, que pudesse disputar o lugar com William Gomes e trazer mais imprevisibilidade ao jogo ofensivo portista.
Pepê poderia derivar para o corredor central, como médio interior ofensivo, onde as suas qualidades seriam melhor potenciadas, nomeadamente nos jogos contra linhas defensivas mais fechadas...